Tuesday, January 30, 2007

New sensation.

Klaxons | Myths Of The Near Future

[Polydor, 2007]

Jamie Reynolds (vocais e baixo), James Righton (teclados e sintetizadores), Simon Taylor-Davis (guitarra) e Steffan Halperin (bateria).

Em diversos momentos, revistas internacionais e jornalistas brasileiros destacam uma nova banda da semana, a sensação do momento, formando opinões e criando novos fãs para os grupos. Podemos citar um recente exemplo, os Arctic Monkeys. Os mais novos queridinhos da mídia são os espertos Klaxons. Chamados de inventores da "new rave", estilo que resgata as festas do anos 90, com uma pegada punk, baixos marcantes, apitos, sirenes, bastões de néon colorido e outras parafernálias. Bem, a "New Rave" não é nada mais que o disco punk visto em bandas como Rapture e LCD Soundsystem. Resumindo, apenas mais um rótulo.

Voltando a falar em Klaxons, os jovens britânicos acabaram de lançar seu primeiro disco, nenhuma novidade tendo em vista que sairam alguns singles e EPS com o mesmo conteúdo. O disco é homogêneo, músicas boas e dançantes. Mas, há um problema: a mesmisse, repetição, provocando a sensação de não continuidade das faixas. Myths Of The Near Future começa muito bem com "Two Receivers", logo após mais três composições estupendas, "Atlantis to Interzone", Golden Skans" e Totem on the Timeline". Há outros destaques, como a ótima "Gravitys Rainbow" e a nada menos excelente "Magick".

Em anos anteriores, abusaram da emulação do post-punk. Agora, abusam da chamada "New Rave". Por enquanto, ok. Veremos daqui um tempo, os mesmos grupos do novo "hype" semanal no fim, consequentemente, esquecidos graças a urgência de jornalistas/público elegendo sua nova melhor banda.

Download

Tuesday, January 16, 2007

Idlewild.

Idlewild | Make Another World

[Sequel, 2007]

Membros: Roddy Woomble (vocal), Rod Jones (guitarra), Allan Stewart (guitarra), Gavin Fox (baixo), Colin Newton (bateria)



A cena musical já começou com tudo em 2007. Vários lançamentos, discos vazando, The Shins, Of Montreal, Julie Doiron, Sondre Lerche, Explosions in the Sky, Clap Your Hands Say Yeah e vários outros por vir como Klaxons e Arcade Fire. Pelo que ouvi, nada decepcionante até o momento. Outra banda se encaixa nas citadas acima, é o Idlewild, nascida na Escócia de tantos outros nomes atuais. Com 12 anos de carreira e quatro álbuns nas costas, mesclando influências de pós-grunge, alternativo e indie rock, lançaram neste primeiro mês do ano seu novo disco, "Make Another World".

Mesmo desconhecendo trabalhos anteriores do conjunto, deixou claro sem muitas audições, - inclusive de outros álbuns, como disse - ser uma boa banda, exibindo nesse trabalho, dez canções de um rock puro, sem gracinhas, crú sem deixar de ser legal, belas melodias, algumas rápidas e outras calmas. Influência clara de R.E.M. Make Another World começa muito bem com "In the competition for the worst time", um riff pegajoso, também viciante é a próxima música "Everything (As It Moves)", e o single "If it Takes you home", pegada rápida, rock 'n' roll. Na segunda metade do CD, "Future Works" expõe aos nossos ouvidos uma balada contagiante, conta até com um saxofone(?) no final. As outras quatro faixas, todas marcantes, com guitarras no talo, destaque para "A Ghost in the Acarde.

Eu não ouvi nenhum outro trabalho deles, mas se for para me basear só por esse, os restantes também são maravilhosos. 2007 começa com o pé direito, musicalmente falando.