Monday, May 28, 2007

Jamie T.


São poucos os artistas que conseguem misturar várias influências em sua música com sucesso e, principalmente, com devida qualidade. Isso é o que diferencia o grande do pequeno. O bom do ruim. Vários já fizeram isso. O The Clash em 77, mesclando punk rock com reggae, jazz e outros elementos e muitas outras bandas. E não é fácil mesclar várias vertentes em um som, sem se tornar degradante e deplorável.

Enquanto na cena britânica predominam as bandas de rock, emulações dos anos 80, outras com vestígios do Clash, Sex Pistols e do britpop dos anos 90 na qual houve a imensa disputa de Blur e Oasis, surge Jamie T. Reggae, Ska, Hip Hop, Rock (mesmo que em menor quantidade). Esse é Jamie T, natural de Wimbledon, sul de Londres. O garoto de apenas 22 anos esbanja talento, recebeu o prêmio de melhor artista solo concorrendo com nomes de peso, nada menos que Jarvis Coker, éx-líder cultuado do lendário Pulp dos anos 90, Thom York, o eterno melancólio e Lily Allen, também uma nova aposta.

Jamie estourou após um convite de Damon Albarn para fazer o remix de "Kids with Guns" do Gorillaz. No começo de 2007, lançou "Panic Prevention", reunindo várias influências antes citadas no texto, e algumas bandas como Beastie Boys e The Streets. Jamie tem a arte de compor músicas grudentas, um exemplo é Sheila, muito viciante, ínicio sensacional, vocal refinado com seu sotaque londrino. Ele canta: "Sheila goes out with her mate stella, it gets poured all over her fella", e aí a música desenvolve-se em um hip hop muito bem sacado. Sem querer fazer analogias e se contradizer, ele até tem uma certa semelhança musical com o Clash, como vários grupos citados nos textos desse blog.

Outras canções marcam o disco, como Calm Down Dearest. Um Vocal embreagado até o refrão marcante, mais vocais inebriados, terminando com o mesmo refrão marcante. Salvador é bizarra e boa ao mesmo tempo. Em "So Lonely was the ballad", Jamie incorpora um verdadeiro mano do hip-hop. Back in the game é ótima, um violão, e melodia esperta. "If You've got the money", uma das melhores com seus "Dah dee doo dahdah", é inexplicável, ouça.

Mesmo deixando bastante a desejar nos shows, muito menos empolgantes do que seu álbum, Jamie T é um grande talento descoberto, tem tudo para ir subindo de produção e melhorar ao vivo, se isso acontecer, certamente ele se consolidará como um dos melhores da atualidade. Mas, mesmo o show sendo nefasto, ele empolga devido ao seu carisma jovem e capacidade de entreter o público. Ponto para ele nesse aspecto. Porém, quando acompanhado por uma banda ele se dá bem, e fica legal, o problema é somente no acústico. Talento único. Vai lá.

Labels:

4 Comments:

Blogger Alfredo Souza said...

sound's good
valeu a dica
's
alf

5:58 AM  
Blogger Unknown said...

nada melhor que ouvir uma banda ou artista que saiba variar de sonoridade!

:D

10:15 AM  
Blogger Núsch said...

É tão diferente, tão bom...
Adoro!

1:18 PM  
Blogger natália; said...

bah, som bacana pra caramba :D
vou baixar alguma coisa.

5:31 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home