Thursday, June 14, 2007

Amy Winehouse


A figura da mulher na música sempre gerou muita atenção da massa. Elas conseguiram destaque em um meio recheado de homens, se utilizando de carisma, charme, vozes suaves e meigas. outras com vozes capazes de chamar a atenção devido sua grande força e capacidade de alcançar até o público menos fã de música. As mulheres cada vez mais vem firmando-se como grandes compositoras e cantoras. Na verdade, sempre foram.

Eis que surge Amy Winehouse, uma inglesa de 23 anos que possui dois álbuns lançados. O primeiro 'Frank" não embalou. Porém, o mais divulgado e que obteve um grande sucesso de crítica e público foi o magestoso "Back to Black" de Outubro de 2006. O disco foi alvo de um hype impressionante, e até agora ostenta muito frisson. Amy faturou alguns prêmios, como o de Melhor Artista Solo Feminina no British Awards. Não é à toa: a cantora tem uma voz potente e canta como uma diva negra do soul dos anos 50/60. Faz letras remetentes à sua vida. ('I’d rather have myself a smoke my homegrown, It's got me addicted, does more than any dick did')".

Até o fim de semana(09/06/07), o álbum não recebeu atenção da parte desse blogueiro. Mas, resolvi baixá-lo, após Winehose trocar "elogios" com sua conterrânea Lily Allen. Recentemente Lily disse em seu blog, após perder o prêmio do Brit Awards, em um post sentimental sobre ela mesma: “Gorda, feia e pior do que a Amy Winehouse”. Assim, houve o interesse pela artista e a vontade de ouvi-la. E o sentimento ao escuta-la foi singular, deparado com toda sua deslumbrância, um cd que fez jus a todo o alarde.

"Rehab", o single foi sucesso nas rádios britânicas, não é para menos, uma grande canção na qual Amy canta sobre a onda de internações em clínicas de reabilitação de vários artistas e também a ironia da mesma com pedidos para ela se internar, "They tried to make me go to rehab but i said 'no, no, no'". Back to Black é a faixa com mais cara de anos 60. "You Know i'm no good" começa com uma batida marcante e ela se lamenta: "I cheated myself, like I knew I would I told ya, I was troubled, You know that I'm no good".

Amy demonstra uma grande experiência e sabedoria para uma "garota" de 23 anos. Um trabalho com sabor nostálgico, mas, com teor também contemporâneo. As mulheres estão em alta na música 'alternativa'. Julliete Lewis, Björk, Lily Allen, Amy Winehouse. Todas lançando seus discos e obtendo êxito. A música pop agredece. Acerto certeiro.

Ps: Acho que estou alguns meses atrasado em relação a esse texto. hahaha

14 Comments:

Blogger Leonardo Ribeiro said...

adoro essa mulher. o Frank não é tão bom quanto Back To Black. E você demorou muito pra ouvir deste disco, po. lily allen? pff. é simpatica, tem musicas boas, mas comparar com amy é foda. hahahhaha

bye.

1:11 PM  
Blogger C! said...

lyli allen é divertidissimo! amy winehouse eu não conheço, mas vo procurar escutar.

7:11 PM  
Blogger Indie Style said...

Mais uma que se arrisca a entrar directamente para a nobreza da britpop

2:47 AM  
Blogger Alfredo Souza said...

discão essdaí!

5:29 AM  
Blogger natália; said...

só conheço uma música dela... que sempre passa o clipe na TV.

parece ser legal :D
ela tem mô vozerão

www.dangerousmusic.blogspot.com

2:40 PM  
Anonymous Anonymous said...

eu vou no show e você não, mas eu vo sem querer, mimimim

11:03 PM  
Blogger Unknown said...

esse é clássico,da primeira até a última música!

:D

5:46 PM  
Blogger Priscila said...

antes tarde do que nunca! rs lily Allen definitivamente não me pegou, não sei pq, mas fiquei viciada em Amy Winehouse. Bom post.. =)

4:17 AM  
Blogger Unknown said...

você está escrevendo muito bem.
te amo. :D

8:51 AM  
Blogger matheuz said...

lily allen é bem legal. amy winehouse ainda não escutei direito. mais pareçe ser bom.

8:50 AM  
Blogger C! said...

pronto! finalmente tenho minha opinião.
chegamos ao um ponto, que o hype faz com que as pessoas ouçam coisas diferentes. não que isso seja ruim, acho ótimo! mas, amy winehouse, tem em suas ingluências muitas coisas do funk e principalmente do soul. não que teu post tenha ficado ruim, ficou muito bom. e tipo, para uma pessoa leiga no assunto (funk/soul), achei bastante informativo. e tipo, a mesma coisa acontece comigo. eu nunca iria escrever sobre, tipo, kiss, pois não conheço nada. e o fato do grande publico idealizar o que eles são pelas mascaras, deviam escuta-los realmente. eu me surpreendi esse fds qnd ouvi a coletania de todos os sucessos até 1974, e são muitos. mas,tirando isso, tá de boa.
abração.

5:14 AM  
Blogger C! said...

influências*

5:15 AM  
Blogger Unknown said...

Alem de cantar bem,
tambem é boa de briga ;)
http://mtv.uol.com.br/blogosfera/mtv_box/2007/08/24/mais-amy

4:49 PM  
Blogger Kate Nash Brasil said...

ela � maconhada isso sim
SHDIUSUDHIUSHDSIUDSHDIUSHDS

10:00 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home