Thursday, June 14, 2007

Amy Winehouse


A figura da mulher na música sempre gerou muita atenção da massa. Elas conseguiram destaque em um meio recheado de homens, se utilizando de carisma, charme, vozes suaves e meigas. outras com vozes capazes de chamar a atenção devido sua grande força e capacidade de alcançar até o público menos fã de música. As mulheres cada vez mais vem firmando-se como grandes compositoras e cantoras. Na verdade, sempre foram.

Eis que surge Amy Winehouse, uma inglesa de 23 anos que possui dois álbuns lançados. O primeiro 'Frank" não embalou. Porém, o mais divulgado e que obteve um grande sucesso de crítica e público foi o magestoso "Back to Black" de Outubro de 2006. O disco foi alvo de um hype impressionante, e até agora ostenta muito frisson. Amy faturou alguns prêmios, como o de Melhor Artista Solo Feminina no British Awards. Não é à toa: a cantora tem uma voz potente e canta como uma diva negra do soul dos anos 50/60. Faz letras remetentes à sua vida. ('I’d rather have myself a smoke my homegrown, It's got me addicted, does more than any dick did')".

Até o fim de semana(09/06/07), o álbum não recebeu atenção da parte desse blogueiro. Mas, resolvi baixá-lo, após Winehose trocar "elogios" com sua conterrânea Lily Allen. Recentemente Lily disse em seu blog, após perder o prêmio do Brit Awards, em um post sentimental sobre ela mesma: “Gorda, feia e pior do que a Amy Winehouse”. Assim, houve o interesse pela artista e a vontade de ouvi-la. E o sentimento ao escuta-la foi singular, deparado com toda sua deslumbrância, um cd que fez jus a todo o alarde.

"Rehab", o single foi sucesso nas rádios britânicas, não é para menos, uma grande canção na qual Amy canta sobre a onda de internações em clínicas de reabilitação de vários artistas e também a ironia da mesma com pedidos para ela se internar, "They tried to make me go to rehab but i said 'no, no, no'". Back to Black é a faixa com mais cara de anos 60. "You Know i'm no good" começa com uma batida marcante e ela se lamenta: "I cheated myself, like I knew I would I told ya, I was troubled, You know that I'm no good".

Amy demonstra uma grande experiência e sabedoria para uma "garota" de 23 anos. Um trabalho com sabor nostálgico, mas, com teor também contemporâneo. As mulheres estão em alta na música 'alternativa'. Julliete Lewis, Björk, Lily Allen, Amy Winehouse. Todas lançando seus discos e obtendo êxito. A música pop agredece. Acerto certeiro.

Ps: Acho que estou alguns meses atrasado em relação a esse texto. hahaha